2 de setembro de 2006 - 07:54

Defesa Civil alerta mudança de temperatura e chuvas em MS

Áreas de instabilidade sobre a parte do Sudeste e do Centro-Oeste provocam chuva forte, neste sábado (02/09) em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, no sul de Goiás e principalmente no sul e centro-leste de São Paulo. Os alertas enviados, ontem, pela Sedec (Secretaria da Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, não descartam a possibilidade de granizo localizado nesses estados.

A chuva forte poderá ser seguida de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 km/h em Mato Grosso do Sul. A Sedec recomenda a população evitar áreas de alagamentos e lugares com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Orienta-se, também, para o risco de deslizamentos de encostas, barreiras e morros nessas regiões.

A temperatura deve diminuir, no domingo e segunda-feira (03 e 04/09), no Estado, ficando cerca de 8 a 12 graus, devido o avanço de uma massa de ar de origem polar nessas regiões. Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) orientaram o envio de alerta. Com informações do Midia Max e do Integração.