1 de setembro de 2006 - 18:02

Casos de dengue têm aumento de 1.314% em MS

Os números de casos de dengue registrados em Mato Grosso do Sul tiveram aumento de 1.314% de janeiro a agosto deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram confirmados 7.583 casos em todo Estado nos primeiros oito meses deste ano contra apenas 536 de janeiro a agosto de 2005.

De acordo com o balanço, o município de Três Lagoas lidera o número de casos da doença com 2.108 confirmações de 2.406 casos notificados. Em segundo aparece o município de Dourados que tem 1.615 casos confirmados, enquanto Campo Grande teve até agora 950 confirmações, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Levando em consideração apenas os casos de dengue confirmados no mês de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado o aumento é espantoso, pois em agosto de 2005 foram só três casos da doença contra 224 no mês passado. Um dos motivos para o aumento, segundo um dos responsáveis pela Vigilância Epidemiológica no Estado, Honorato Siqueira Campos, é por causa do surgimento do tipo III da doença, pois, com isso, as pessoas que já tinham contraído a doença ficaram expostas para ter novamente dengue.

Em todo ano passado, também não foi confirmado nenhum caso de dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave da doença, enquanto neste ano já foram 14 casos, sendo que quatro pessoas morreram em virtude da doença, sendo uma em Campo Grande, uma em Cassilândia e duas em Três Lagoas, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. Para prevenir que os casos voltem a aumentar, o Ministério da Saúde já está programando uma campanha em nível nacional para ser lançada no mês de outubro e novembro, quando estes índices tendem a registrar aumento.