1 de setembro de 2006 - 16:53

No 1º jogo pós-Copa, Portugal de Scolari leva 4 da Dinamarca

Na primeira partida disputada após a campanha considerada heróica na Copa do Mundo da Alemanha, a seleção de Portugal, que conseguiu manter o brasileiro Luiz Felipe Scolari no cargo, perdeu para a Dinamarca por 4 a 2 em amistoso disputado em Copenhague.

Português Moutinho puxa o calção do dinamarquês Gravensen durante o jogo
O jogo marcou o início da preparação de Portugal para a Eurocopa de 2008 - foi visando esta competição que a federação lusa renovou o contrato de Scolari. O primeiro compromisso da equipe nas eliminatórias para o torneio acontece no dia 6, próxima quarta-feira, contra a Finlândia.

Scolari realizou alguns testes nesta partida. Sem o artilheiro Pedro Pauleta, que se aposentou da seleção portuguesa depois da Copa da Alemanha, ele escalou Nuno Gomes no comando de ataque, com Cristiano Ronaldo agindo em uma ponta, e o estreante Nani na outra. No decorrer do jogo, fez uma série de substituições.

Nani, por sinal, foi o destaque português do jogo. Ele fez a jogada do primeiro gol, e marcou o segundo de Portugal, antes de ser substituído por Hugo Almeida.

O jogo
Portugal começou tomando a iniciativa, mas quando começava a se estruturar em campo, tomou um gol de contra-ataque. Aos 12min, Rommedhal escapou pela direita, nas costas de Caneira, e cruzou rasteiro para Tomasson, que não teve dificuldades em bater o goleiro Ricardo.

Ricardo Carvalho comemora um dos gols de Portugal na derrota por 4 a 2 desta sexta
Dois minutos depois, veio o empate: Nani f3ez jogada pela esquerda e centrou a bola; o zagueiro Ricardo Carvalho chutou forte para igualar o marcador.

No entanto, logo aos 19min, a Dinamarca retomou a frente na contagem. Jargensen avançou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para Kalhenberg marcar.

Portugal tentou descontar com Nuno Gomes e com Nani, ainda no primeiro tempo, mas os atacantes não conseguiram superar o goleiro Sorensen.

No segundo tempo, Cristiano Ronaldo, que estava apagado, invadiu a área e foi derrubado por Sorensen: pênalti. O próprio Ronaldo bateu, mas chutou fraco e mal, permitindo a defesa do arqueiro.

Aos 19min, o estreante Nani marcou o gol de empate, de bola parada. Mas pouco adiantou: aos 31min, Jorgensen aparece livre, na cara de Ricardo, e completa de pé esquerdo para marcar. E, nos acréscimos, Brendtner avançou livre pela direita e bateu no meio das pernas de Ricardo para dar números finais ao jogo.

DINAMARCA
Thomas Sorensen; Lars Jacobsen (Helveg), Agger, Gravgaar e Niclas Jensen; Rasmus Wuertz (Poulsen) e Gravesen (Daniel Jensen); Rommedhal, Jargensen e Kalhenberg (Christiansen); Tomasson (Brendtner).

PORTUGAL
Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho (Ricardo Rocha) e Caneira; Tiago (Carlos Martins), Costinha e João Moutinho (Petit); Cristiano Ronaldo (Boa Morte), Nuno Gomes e Nani (Hugo Almeida)

DATA: 01/09/2006, sexta-feira
LOCAL: Brondby Stadium, em Copenhague (Dinamarca)
GOLS: Tomasson (D), aos 12min, Ricardo Carvalho (P), aos 15min, Kalhenberg (D), aos 19min do primeiro tempo; Nani (P), aos 19min, Jorgensen (D), aos 31min, e Brendtner (D) aos 47min do segundo tempo.
 
 
 
Uol Esportes