31 de agosto de 2004 - 07:23

Projeto Mandala desperta interesse na Feira do Empreendedor

O Projeto Mandala despertou tanto interesse durante a Feira do Empreendedor, realizada no Pavilhão Albano Franco em Campo Grande, onde foi instalada uma unidade em escala menor do sistema, que a Universidade para o Estado e Região do Pantanal –Uniderp e um pequeno produtor rural da Capital já manifestaram ao Sebrae/MS o interesse em sua instalação. A da Uniderp, será implantada na unidade agrária da instituição, no mini-anel rodoviário da cidade, e a do produtor em sua chácara.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, pelo gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, Arnaldo Leite. Segundo ele, somadas essas duas novas unidades que deverão ser instaladas brevemente, a da Escola Agrícola do bairro São Benedito, que deverá ser inaugurada em no máximo dez dias, a Capital passará a contar com três Mandalas. A unidade da escola agrícola, na semana passada, chegou inclusive a ser visitada pelo diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza.

Atualmente são dez Mandalas instaladas nos municípios de Rio Brilhante, Miranda, Costa Rica, Bonito, Santa Rita do Pardo e Nioaque, sempre com o apoio do Sebrae/MS através dos agentes DLIS, e já foi encaminhado para a Petrobras um projeto de parceria entre a entidade a estatal que prevê a implantação de mais 90 Mandalas em todo o Mato Grosso do Sul.

Na Feira do Empreendedor os visitantes além de conhecerem em escala menor como funciona o sistema de irrigação que está revolucionando a agricultura familiar, também receberam folhetos explicativos mostrando passo a passo do processo de implantação da Mandala e também puderam participar de palestras com técnico agrícola Jandir Pandolfo. No total, participaram das palestras 350 pessoas e foram distribuídos quatro mil folhetos sobre o sistema durante o evento.

O Projeto Mandala tem despertado tanto interesse porque demanda pequena área para sua implantação (em dois hectares podem ser instaladas até quatro unidades), baixo custo (no máximo R$ 1,8 mil por unidade) e propicia um rendimento de até R$ 5mil por mês, aliando a produção de alimentos para subsistência (sem o uso de agrotóxicos) com a possibilidade de comercialização do excedente.

Uma Mandala mede 50m x 50m, ou seja, 2,5 mil metros quadrados. É constituída basicamente de um taque circular e côncavo, que no sistema representa o sol. Ao seu redor, existem nove círculos concêntricos, representando os nove planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

No tanque são criados peixes, patos e marrecos. Os animais realizam a função de abastecer a água com fósforo, um excelente adubo orgânico. A água organicamente enriquecida é distribuída através de mangueiras pelos anéis onde se cultivam hortaliças, plantas medicinais, flores, árvores frutíferas e ornamentais, através de uma pequena bomba ‘sapo’ submersa. Nas mangueiras são colocadas hastes de cotonetes e garrafas plásticas, que funcionam como microaspersores e gotejadores, respectivamente, garantindo o uso racional da água e a irrigação uniforme das culturas.
 
RMT Online