29 de agosto de 2006 - 15:30

Falso e-mail do TSE instala cavalo de tróia no PC

A Websense alerta para denúncias recebidas sobre um novo ataque de phishing que tem como alvo os eleitores brasileiros. Uma falsa mensagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz um link que leva ao download de um cavalo de tróia, que instala códigos nocivos na máquina do usuário.

Segundo a empresa, a mensagem falsa diz que a entrada do usuário na lista de eleitores foi cancelada. Para saber o motivo do cancelamento e poder votar nas próximas eleições, o usuário deve ler um regulamento em anexo - e o link oferecido leva a um site que faz a instalação do programa maléfico. O site que leva ao código perigoso está hospedada na Coréia.

Segue amostra da mensagem falsa:

Brasília, 16 de Agosto de 2006.

Informamos que seu Título de Eleitor foi temporariamente cancelado. A razão para o cancelamento é uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); por esta razão, o último foi suspenso, assim como seu título de eleitor.

Para obter mais detalhes sobre estas irregularidades e que passos seguir, leia a regulamentação clicando no link abaixo. Depois de clicar no link, você verá uma janela onde deverá clicar na opção "abrir/executar". (link removido)

Se este link, falhar, clique aqui (link removido)
Todos os direitos reservados ao Tribunal Superior Eleitoral.

Se receber uma mensagem como essa, a orientação é para que ela seja apagada do computador, e o usuário, obviamente, não deve clicar em link nenhum que a mensagem ofereça.
 
Terra Redação