29 de agosto de 2006 - 14:33

Pessoas mais altas seriam mais inteligentes, diz pesquisa

As pessoas altas têm melhores salários do que as baixas. O que antes era apenas um dado preconceituoso foi comprovado cientificamente. Pesquisadores da Universidade Princeton afirmam que as pessoas altas são, realmente, mais inteligentes.

Antes dos três anos e durante a infância, as crianças mais altas apresentaram resultados mais satisfatórios em testes cognitivos - diz o artigo de Anne Case e Christina Paxson publicado na National Bureau of Economic Research.

As descobertas foram baseadas, inicialmente, em dois estudos britânicos que acompanharam crianças nascidas em 1958 e em 1970 até a idade adulta e em um estudo americano sobre altura e escolha profissional.

Outros estudos apontaram baixa auto-estima, boa saúde acompanhada da altura, discriminação social como um dos motivos para que os salários dos baixinhos sejam menores.

Mas as pesquisadoras acreditam que a vantagem dos mais altos na vida profissional não está limitada apenas uma questão estética.

Os adultos mais altos são indivíduos com mais chances de ganhar maiores salários e ocupar cargos mais altos que exijam práticas mais avançadas de comunicação verbal e habilidades com números e uma inteligência maior - diz o artigo.

Tanto para homens quanto para mulheres nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, poucos centímetros a mais podem significar diferenças no salário final do trabalhador.

De acordo com os pesquisadores, as diferenças no potencial começam cedo, antes mesmo dos três anos.

A velocidade de crescimento é maior durante este período do que em qualquer outra fase da vida, e as necessidades nutricionais são exigidas neste ponto.

Como o estudo foi feito apenas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, não se pode afirmar que a regra tenha validade em outros países.

 

TV Morena