30 de agosto de 2004 - 17:12

Ônibus espacial está pronto para voar em 2005, diz Nasa

A Nasa (agência espacial norte-americana) confirmou a disposição de retomar os vôos com ônibus espaciais no primeiro semestre de 2005, depois de modificar suas naves com base nas recomendações da comissão que investigou o acidente do Columbia, em fevereiro de 2003.

"Há um ano disse que a retomada dos vôos seria difícil, estou contente em anunciar um ano depois que conseguimos progresso com o objetivo de retomar os vôos no próximo semestre", declarou Bill Readdy, administrador adjunto da Nasa, em teleconferência.

A agência espacial deve fazer o lançamento da nave com destino à ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) entre 16 de março e 18 de abril, informou Readdy.

Manutenção

As autoridades da ISS esperam com impaciência a retomada dos vôos, em especial para instalar um novo giroscópio que servirá para orientar a estação, substituindo um equipamento danificado.

"O giroscópio é a primeira tarefa", disse Bill Gestenmaier, responsável pelo programa da ISS na Nasa. "Não foi fácil manter a estação em vôo, a tripulação fez um esforço fenomenal."

Novidades

A Discovery conta com novos sensores na parte dianteira das asas, que permitem detectar impactos e mudanças de temperatura. Uma fissura em uma asa do Columbia, causada por um resíduo de material isolante do tanque de combustível, provocou sua destruição quando voltava à Terra em fevereiro de 2003, causando a morte de sete tripulantes.

O novo ônibus também incorpora uma câmera digital de fotos, que captará 24 imagens do tanque central de combustível quando este se desprender da nave depois da decolagem.

A Discovery também possui um novo cabeamento que permite instalar uma câmera na ponta de seu braço robótico, que servirá para inspecionar o escudo térmico da nave. Assim será possível verificar que nenhum resíduo danifique o material isolante que a protege do calor atmosférico.

Todos os vôos previstos para o ônibus espacial têm como destino a ISS para dar continuidade à construção da estação. A nave será retirada de uso no começo da próxima década, quando a montagem da estação for concluída, segundo os planos da Nasa.
 
Folha Online