26 de agosto de 2006 - 09:50

Ruralista pede a André que deixe de cobrar o Fundersul

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Fuchs, pediu ao candidato a governador André Puccinelli (PMDB) que, caso seja eleito, deixe de cobrar as taxas do Fundersul (Fundo para o Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul), criado pelo governador Zeca do PT para investimentos em estradas.

De acordo com o sindicalista, a cobrança do Fundersul só onera ainda mais o setor produtivo porque, segundo ele, o agricultor já paga um dos mais caros ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do País – a alíquota desse imposto em Mato Grosso do Sul é de 17% – e além do mais os componentes da agropecuária, como o óleo diesel e insumos agrícolas, dependem de uma política que nem sempre obedece às regras de mercado.

Ronei também pediu estudos sobre a revisão da pauta fiscal. Ao discursar para um auditório lotado na sede do Sindicato Rural, o candidato a governador disse que “no primeiro momento” não cogita extinguir a cobrança do Fundersul, mas aceita rediscutir o programa “para acabar com os desvios e buracos não sabidos que existem por aí”.