26 de agosto de 2006 - 07:27

Ex-ministro de Lula é indiciado pela Polícia Federal

O ex-ministro da Saúde e candidato ao governo de Pernambuco pelo PT Humberto Costa anunciou, em uma entrevista coletiva, que foi indiciado pela Polícia Federal por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações referentes à Operação Vampiro. A ação da Polícia Federal, em 2004, desbaratou um esquema de superfaturamento na compra de produtos hemoderivados pelo Ministério da Saúde entre 1990 e 2002.

Costa convocou a coletiva para expressar sua indignação e revolta com o processo, cuja investigação começou a partir de denúncias dele próprio quando era ministro. Ele tomou a decisão porque soube que o caso havia vazado para a imprensa. Preferiu se antecipar e já avisou ao delegado do caso, Marcelo Moseli, que quer uma "devassa" na sua vida: já autorizou a quebra de seus sigilos bancário e fiscal e de sua família.

O candidato está certo de que será inocentado das acusações de envolvimento no esquema que ele mesmo ajudou a desmantelar, mas quer que isso aconteça agora, não depois da eleição. Ele acredita que há interesse político no caso.

 
Agência Estado