24 de agosto de 2006 - 14:12

Brasil e Bolívia retomam negociações sobre gás natural

Na reunião desta quinta-feira entre o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o ministro das Minas e Energias, Silas Rondeau, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o vice presidente da Bolívia, Alvo García Linera, ficou decidido que Brasil e Bolívia vão retomar as negociações em todas as esferas: preço do gás, acordos de cooperação entre os dois países e posicionamento político frente aos internacionais.

O governo brasileiro, no entanto, impôs como condição para a volta do diálogo, interrompido há mais de um mês, que as negociações transcorram em um clima de confiança, ou seja, sem quebra de regras e sem comprometer contratos em vigor. Linera concordou e garantiu que nunca se cogitou na Bolívia prejudicar o fornecimento de gás para o Brasil.

"Estou convencido de que as negociações agora serão retomadas com confiança e velocidade", disse o ministro Silas Rondeau, assim que a reunião terminou. Em seguida o vice-presidente da Bolívia teve um conversa de cerca de 20 minutos com o presidente Lula e depois seguiu para Itamaraty onde participa de almoço de trabalho com o ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim. Linera também vai dar uma palestra para os alunos do Instituto Rio Branco.

 

 

Globo Online