24 de agosto de 2006 - 13:36

MS transfere 20 presos para presídio de Catanduvas

Vinte presos de Mato Grosso do Sul serão transferidos hoje para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná. O total de transferências corresponde ao número de vagas disponibilizadas pelo governo federal. O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Raufi Marques, não detalhou quais presídios terão internos transferidos.

Os presos foram selecionados conforme o grau de periculosidade e envolvimento com facções criminosas. A lista foi definida em consenso pela Polícia Militar, Polícia Civil, Agepen e serviço de inteligência.

Entre os presos transferidos estão Herculano Nunes, Deivid Jorge Oliveira da Silva e Marcelo Cláudio Maciel Melquiades, acusados de envolvimento na morte do advogado criminalista William Maksoud.

O presídio federal de Catanduvas foi inaugurado em junho com o objetivo de abrigar presos de alta periculosidade, que comprometam a segurança dos presídios, que possam ser vítimas de atentados ou que estejam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A penitenciária tem capacidade para 208 presos em celas individuais e é monitorada por cerca de 200 câmeras, 24 horas por dia. O primeiro preso levado para Catanduvas foi o traficante Fernandinho Beira-Mar.

 

Terra Redação