23 de agosto de 2006 - 07:27

Lula diz que vai antecipar 13º de aposentados para setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, afirmou nesta terça-feira, em entrevista à rádio Tupi, que está pretende antecipar para setembro o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Normalmente, o pagamento do 13º é feito em dezembro --junto com o pagamento dos benefícios de novembro e que são depositados em dezembro. Com essa antecipação, o pagamento do 13º salário será feito às vésperas das eleições de outubro.

Além dessa medida, Lula também disse que pretende melhorar o atendimento e diminuir as filas em postos do INSS. "Vamos fazer a Previdência atender de forma civilizada o brasileiro. Vamos acabar com essas filas. Ou pelo menos não fazer com que aconteça aquela vergonha de pessoas venderem lugares na fila. Isso vai acabar."

Ele disse que os gastos sociais em seu governo subiram de R$ 7 bilhões para R$ 22 bilhões. "Isso que as pessoas falam de gasto social não é gasto coisa nenhuma. É investimento. Neste país, quando a gente gasta bilhões com uma empresa, com um projeto qualquer, é gasto, mas quando gasta alguma coisa com pobre fala que é gasto."

Durante a entrevista, o candidato do PT voltou a acusar a oposição de oportunismo eleitoral na tentativa de aumento de 16,67% para os aposentados e pensionistas do INSS e no caso da medida provisória da empregadas domésticas. Ele citou o rombo da Previdência Social para justificar o veto. "Quando eu não posso dar uma coisa para o meu filho, eu falo que não posso, mesmo que ele bata a porta."

 

Folha Online

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");