22 de agosto de 2006 - 16:45

IBGE realiza contagem municipal em 2007

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciará, em 2007, uma operação conjunta entre o Censo Agropecuário e uma Contagem de População nos municípios com população inferior ou igual a 170 mil habitantes.

A iniciativa visa a fornecer os quantitativos populacionais necessários para o melhor ajuste das estimativas a fim de minimizar a defasagem existente em municípios cujo número de habitantes sofreu aumento ou queda brusca.

Para dar início aos trabalhos, será instalada, em cada município, uma Comissão Censitária Municipal (CCM). Compostas por representantes dos três poderes, servidores do IBGE, entidades de classe e de instituições públicas e privadas, as CCMs serão responsáveis pela fiscalização do censo em seu município desde a etapa de preparação, em 2006, até a coleta de informações.

“A instalação das Comissões proporcionará a transparência em todas as fases da pesquisa, incentivando a boa receptividade e a necessidade de se responder com exatidão às perguntas feitas pelos recenseadores”, afirma o chefe do IBGE no Distrito Federal, Walker Moura.

 

Conjuntura Online