22 de agosto de 2006 - 07:54

Ivinhema forma 280 jovens no serviço militar

O prefeito e presidente da Junta Militar de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), efetuou na sexta-feira, durante solenidade ocorrida no pátio do Palácio dos Poderes, a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a 280 reservistas. A partir de agora eles ficam a disposição da segurança nacional, e passam a ter o direito de participarem de concursos públicos, de assumir cargos de confiança em órgãos públicos e almejarem cargos eletivos.

A solenidade contou com a presença do delegado do Serviço Militar da 1º Delegacia de Dourados, 1º tenente José Nascimento; do secretário da Delegacia do Serviço Militar, José Altino; do secretário da Junta Militar de Ivinhema, Carlos Roberto das Virgens; dos secretários Cleonice Colodeto (Educação, Cultura e Esportes), Valter Petrelli (Obras) e João Tavechio (Agricultura e Desenvolvimento Econômico) e do chefe de Gabinete, Nilton Antonio da Silva.

Na oportunidade, o prefeito Renato destacou a importância da regularidade militar, e lembrou aos jovens reservistas que a partir de agora eles têm a responsabilidade com a pátria, mesmo que indiretamente. “A partir de agora vocês fazem parte da segurança nacional, e com sentimento e orgulho têm a responsabilidade e o compromisso de trabalharem por um País bem melhor”.

Todos os brasileiros, ao atingirem a idade de 18 anos, através do alistamento, apresentam-se prontos para o cumprimento do sagrado dever do serviço militar. Contudo, em virtude da impossibilidade de incorporação ou matrícula de todos nas organizações militares e, portanto, por motivos alheios à própria vontade, muitos são dispensados, fazendo jus ao certificado de dispensa de incorporação.

Ao receberem o certificado, os jovens prestam com solenidade o compromisso à bandeira e ficam sujeitos à convocação de emergência para evitar perturbação da ordem e para sua manutenção em caso de calamidade pública ou mobilização. “São, assim, pessoas necessárias à reserva das forças armadas, disponíveis para determinados fins. Quando considerados em situação especial, tem os mesmo deveres dos reservistas”, disse Carlos Roberto.

“O compromisso a Bandeira Nacional pelos dispensados do serviço militar é um momento que marca a vida do brasileiro. É um momento de real significado para a pátria. O juramento do filho à pátria querida, que se compromete pela própria honra, a defendê-la se necessário for”, citou o 1º tenente José Nascimento.
 
 
Diário MS
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");