30 de agosto de 2004 - 13:46

Eleições em 2004 terão 200 urnas a mais do que em 2002

 

A eleição para prefeitos e vereadores deste ano terá 4.592 seções distribuídas nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul e igual quantidade de urnas eletrônicas (uma em cada seção), além de aproximadamente mil urnas reservas. São 200 urnas a mais em relação ao pleito passado.

Somente em Campo Grande são 1.242 seções e aproximadamente 90 urnas reservas, conforme informou o secretário de informática do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Rivaldo Pereira Borges, durante o Encontro de Secretários de Informática da Justiça Eleitoral que começou hoje e prossegue amanhã no plenário do TRE/MS, que fica no Parque dos Poderes.

Noventa e cinco por cento das urnas da capital são do modelo 2004, com bateria que permite que elas continuem funcionando até 14 horas sem energia elétrica. As urnas modelo 1998 continuam operando normalmente de quatro até seis horas após uma eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Três seções de Porto Murtinho são consideradas problemáticas por causa do difícil acesso, principalmente em caso de chuva: fazenda Cachoeira, Aldeia Alves de Barros e Aldeia São João. Nesses locais irá ser utilizado o Telefone Global Star acoplado em um notebook para transmitir o resultado da votação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso aconteça algum defeito na urna existe a possibilidade ainda de acontecer eleição manual em algumas seções, ou seja, como eram os pleitos antes de haver urnas eletrônicas.

 

 

Mídia Max News