30 de agosto de 2004 - 13:21

Estado é destaque nacional no Hipismo

O hipismo ainda é um esporte pouco praticado no país, mas a medalha de prata conquistada por Rodrigo Pessoa nas Olimpíadas de Atenas mostrou que o Brasil tem bons cavaleiros, de nível internacional. O que pouca gente sabe é que Mato Grosso do Sul é destaque nacional na modalidade. Nesse fim de semana, Campo Grande sediou duas competições.

Duas competições em um só lugar. A terceira etapa da Copa Guaicurus. Disputada pelos militares e a quinta do campeonato estadual, onde participam os civis.

De acordo com o presidente da Federação Hipismo do Estado, Luiz Ricardo, toda cidade que tem uma unidade militar tem a prática do hipismo.

Na prova mais disputada os cavaleiros e amazonas tiveram que enfrentar obstáculos de 1,20 metros. Disputa de harmonia e equilíbrio que às vezes acaba faltando. Nesse caso, o atleta perde pontos e tempo para concluir o percurso. Quando o animal não obedece aos comandos é mais um motivo de preocupação. O cavaleiro Tiago Muniz fez tudo perfeito e venceu a quinta etapa do estadual. Acostumado a saltar na categoria principal com obstáculos de 1,30 metros, o cavaleiro não teve muita dificuldade.

O hipismo em Mato Grosso do Sul cresceu tanto que a federação tem 200 filiados e conseguir fazer este ano dois campeões brasileiros nas categorias de base.

Resultado do esforço de atletas e da divulgação do esporte que encontrou nas unidades militares o apoio necessário. E o número de participantes aumenta a cada prova. As etapas militar e civil reuniu 182 inscritos.

A Copa Guairucus teve a participação de cavaleiros e amazonas de quatro cidades do Estado, além da Capital. Dourados, Ponta Porã, Bela Vista e Amambai.
 
 
RMT Online