19 de agosto de 2006 - 08:21

Eleição de outubro atrasa início do horário de verão

O horário de verão deste ano deve começar em novembro por causa das eleições de outubro. Normalmente, o início do horário especial é na segunda quinzena de outubro. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse que o governo prefere adiar o começo do horário porque a implantação entre o primeiro e o segundo turnos traria problemas de reprogramação dos softwares das urnas eletrônicas.

- A tendência é que o horário comece no primeiro domingo depois do segundo turno - disse Rondeau.

No último pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou ao governo a mudança para que não houvesse uma coincidência entre a votação e o início do horário especial, o que poderia trazer transtornos à população. Este ano, o governo se antecipou ao TSE e finaliza os estudos para decidir quando começa o horário. 

A última versão do horário de verão começou no dia 16 de outubro de 2005 e terminou no dia 18 de fevereiro deste ano. Ele abrangeu as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste - estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O objetivo da implantação do horário de verão é reduzir o consumo, principalmente no horário de pico, entre 18h e 21h. A redução de demanda permite a diminuição de investimentos em geração e transmissão para o atendimento na carga sazonal. Outra vantagem na redução da demanda é o aumento da qualidade de fornecimento de energia ao consumidor final, já que possíveis problemas de sobrecarga nos equipamentos do sistema de transmissão deixam de ocorrer.

 

 

TV Morena