18 de agosto de 2006 - 16:45

Dia Nacional do Campo Limpo atrai crianças em Dourados

Pelo menos 400 crianças de escolas públicas e particulares de Dourados estão participando hoje do Dia Nacional do Campo Limpo, realizado na Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos. O evento, que está sendo realizado durante todo o dia, é promovido pela Aregran (Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas da Grande Dourados) e inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), com o objetivo de demonstrar o trabalho de compactação e reciclagem de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Durante o evento, estudantes do ensino fundamental têm a oportunidade de conhecer de perto todo o processo desenvolvido hoje pela Central de Embalagens, que recebe os materiais do próprio produtor rural. O evento também oferece outros atrativos à criançada, como cama elástica, pipoca, algodão-doce e pirulito. O mascote Olímpio – utilizado pelo inpEV nos trabalhos de conscientização ambiental – também é a sensação entre as crianças participantes.
Para a professora Luzanete Ferreira Ramos, que leciona de 1ª a 4ª série na escola municipal Etalívio Penzo, no Parque das Nações II, a participação no Dia Nacional do Campo Limpo foi uma boa oportunidade de demonstrar, na prática, o que é ensinado dentro da sala de aula. “Nós já tínhamos estudado sobre meio ambiente e sobre o processo de reciclagem. No entanto, aqui, eles têm a oportunidade de ver esta realidade de perto”, destaca a professora.
O evento está sendo realizado hoje simultaneamente em todo o país. No Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o Dia do Campo Limpo está sendo realizado nos municípios de Ponta Porã, Naviraí, Rio Brilhante, Maracaju, Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul.
Em Dourados, a abertura do evento teve a participação de diversas autoridades. Em seu discurso, a presidente da Aregran, Leda Xavier, destacou que o processo realizado pela Central de Embalagens depende da participação de agricultores, distribuidores, indústria e também do poder público. “Precisamos atentar para a preservação do meio ambiente, garantindo saúde e qualidade de vida às gerações futuras”, discursou a presidente. “Por isto, estamos investindo na qualificação e treinamento do homem do campo”, acrescentou.
O promotor de Defesa do Meio Ambiente, José Antônio Alencar, disse que o trabalho desenvolvido pela Central de Embalagens demonstra uma preocupação com o meio ambiente nunca antes vista pelo município. “O meio ambiente é de todos e para todos. O trabalho desenvolvido aqui é um grande passo para retomada das matas, dando destinação correta às embalagens de agrotóxicos, que antes poluíam o meio ambiente”, elogiou. O promotor também convidou as crianças a atuarem como fiscais, orientando os adultos e denunciando os casos de agressão ao meio ambiente.
Já o prefeito Tetila lembrou que o trabalho realizado pela Central é um grande “alívio” para o meio ambiente, reduzindo a poluição nos rios, campos, lavouras e fundos de vale. “Antes, grande parte das embalagens de agrotóxicos ficava nas propriedades ou nos rios, acabando com a vida nos brejos, onde está o maior potencial de reprodução da vida de plantas e animais. Hoje, estes produtos recebem a destinação correta”, destacou.
O Dia Nacional do Campo Limpo está sendo realizado durante todo o dia. O evento tem colaboração dos monitores ambientais do município, além de entretenimento promovido pela Lilika Diversões.
 
 
 
Fátima News