30 de agosto de 2004 - 13:07

Seminário reúne Secretarias de Agricultura no RS

Conforme ficou acordado na última reunião da Comissão Permanente de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que aconteceu no último dia 29 de julho, em Curitiba, as Secretarias de Agricultura dos estados do sul vão se reunir na próxima semana, em Porto Alegre/RS, para apresentarem os programas de trabalho que vêm sendo desenvolvidos pelas mesmas.

A reunião vai acontecer no período de 31 de agosto a 02 de setembro, a partir das 9h, no auditório da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Conforme a programação deverão se apresentar as Secretarias de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Na pauta, entre outros temas, está a exposição dos principais programas das Secretarias e ainda a aprovação dos planos de trabalho relacionados à sanidade animal e vegetal, e a inspeção de produtos agropecuários para comercialização. Mato Grosso do Sul vai ser representado pela Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Conforme o Superintendente de Agricultura e Pecuária da Seprotur, Benedito Mário Lázaro, “a oportunidade é ímpar para que os quatro estados possam trocar experiências e, caso haja necessidade, conhecer melhor e ainda trazer para Mato Grosso do Sul, políticas de trabalho de sucesso adotada nos outros estados”, comenta Dito.

Ações de trabalho

“Ainda somos o Estado da maior pecuária do país, temos aproximadamente 24 milhões de cabeças. Na agricultura a nossa potencialidade está na expansão do cultivo de lavouras anuais, por exemplo, na safra passada, tivemos o maior crescimento percentual de área plantada do Brasil, cerca de 28%”, frisa o coordenador de agronegócios em Agricultura da Seprotur, Fernando Luiz Nascimento.

Infra-estrutura, produção agrícola e pecuária. Partindo desses pontos a Seprotur irá apresentar os principais programas que vem desenvolvendo nos últimos anos. Para articular e fortalecer os elos da cadeia produtiva em Mato Grosso do Sul foram implantadas as Câmaras Setoriais, um total de 11 Câmaras (Leite, Ovinocaprinocultura, Suínos, Aves, entre outras).

Outros destaques que serão apresentados são o Programa de Avanços da Pecuária (Proape), o Programa de Recuperação, Renovação e Manejo de Pastagens Cultivadas (Repasto), Programa de Expansão de Áreas Agrícolas de Mato Grosso do Sul (Expansul) e por último o Zoneamento Agroecológico, considerado um importante instrumento de trabalho para os produtores na hora de identificar as melhores áreas com aptidão para cada tipo de cultura.
 
 
RMT Online