16 de agosto de 2006 - 13:00

Delcídio promete mudanças tributárias e no Fundersul

O candidato a governador pelo PT, senador licenciado Delcídio do Amaral, prometeu há pouco, em entrevista na TV Morena, promover mudanças no Fundersul (Fundo de Investimento do Sistema Rodoviário) e na política tributária.

Quanto ao Fundersul, que arrecada R$ 135 milhões ao ano, Delcídio defendeu que o programa "tem voltar à concepção incial", com os recolhimentos sendo feitos dentro da proporcionalidade.

Atestou que houve avanço grande com o Fundersul, enfatizando que as estradas que estavam em situação precária, foram recuperados pelo governador Zeca do PT.

Entretanto, disse que pretende reavaliar com serenidade a arrecadação e aplicação dos recursos. "Pode-se isentar do boi, da agricultura", apontou. E eventualmente, com a utilização da Cide, segundo Delcídio, pode se viabilizar cobrança menor em cima dos combustíveis.

Indagado se manteria a alíquota de 17% de ICMS sobre o óleo diesel, que provocou o fechamento de vários postos de combustível no Estado, Delcídio admitiu revê-la. "O governador Zeca teve de fazer uma política fiscal dura já que o Estado estava destruído financeiramente. Agora nós vamos fazer política econômica, com amplação da base de arrecadação. E por isso vamos ter base diferente para evitar esse tipo de coisa", disse.

Sobre a renúncia fiscal, com a qual o Estado perde elevados recursos financeiros, Delcídio declarou que a Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional vai impedir que ela continue acontecendo. "Os Estados vão ser trabalhados isonomicamente", afirmou.

Além disso, conforme o candidato, existem outras maneiras de o Estado atrair investimentos em industrias, no agronegócio e outros setores, através do oferecimento de uma boa infra-estrutura. "É isso que investidor enxerga, não é só incentivos fiscais", ponderou. Informações do MS Notícias.