14 de agosto de 2006 - 11:03

Locais de prova do Enem serão divulgados sexta-feira

 

Os locais de prova para o Enem 2006 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão divulgados a partir da próxima sexta-feira, dia 18 de agosto. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela organização da avaliação.

A distribuição dos cartões de identificação começou na última sexta-feira, dia 11 de agosto. O exame será aplicado no dia 27 de agosto.

O Inep entregará os documentos em casa, para os inscritos nas agências dos Correios ou pela Internet. Os estudantes que se inscreveram nas escolas deverão recolher o cartão de identificação na própria instituição.

Os alunos também poderão consultar os dados no site do Inep. Nas agências dos Correios, haverá listas com os nomes dos inscritos.

Quem não receber o documento até o dia 18 de agosto deverá entrar em contato com o instituto pelo telefone 0800 616161 ou pela Internet.

A assessoria de imprensa do Inep informou que, em dados gerais, o número de inscritos para este ano aumentou. "Já sabemos que houve um recorde, mas ainda não terminamos de contabilizar o total de estudantes".

No ano passado, cerca de três milhões de alunos fizeram a avaliação.

Prova
O exame será aplicado em 800 municípios de todo país, às 12 horas (horário de MS). Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais nas universidades não-públicas que participam do Prouni (Programa Universidade Para Todos), do Ministério da Educação.

O desempenho do estudante na prova também é utilizado pelas universidades brasileiras como critério de seleção para ingresso na graduação e no Prouni (Programa Universidade para Todos).

A obrigatoriedade de apresentação de nota do exame na disputa por uma das bolsas de estudos do Prouni fez a procura dobrar no ano passado, chegando a três milhões de participantes. Desse total, 900 mil concorreram às bolsas do programa e cem mil foram beneficiados.