9 de agosto de 2006 - 15:06

Delegação alemã visita a Reserva Indígena de Dourados

Uma delegação alemã composta de 10 pessoas entre estudantes, professores e estudiosos da questão indígena estiveram na Reserva Indígena de Dourados para conhecer pessoalmente os trabalhos que o poder público desenvolve dentro da Reserva.

Os alemães visitaram escolas e locais nas aldeias Bororó e Jaguapirú onde os governos federal, estadual e municipal vêm ajudando a melhorar a qualidade de vida das populações indígenas.

Eles conheceram o Projeto de Produção Agrícola, que vem desenvolvendo várias atividades, uma delas a de piscicultura, com previsão de construir 50 tanques para criação de peixe até o final do mandato do prefeito Tetila. Viram os trabalhos que são desenvolvidos com apoio da Funai, onde são mantidos 10 tratores (três da Prefeitura, cinco da Funai e dois da comunidade) para o preparo de terra às culturas de subsistência, como arroz, milho, feijão, mandioca e amendoim, num total de 1.400 hectares de lavouras cultivadas.

Conheceram as escolas e a religião indígena e encerraram a visita com um almoço na “Casa de Reza do Jorge”. O prefeito Laerte Tetila almoçou junto com a delegação, que pôde conhecê-lo pessoalmente, uma vez que já conheciam seu trabalho como professor destacado na área indígena. “Os alemães queriam conhecer o prefeito, tinham lido seus livros sobre a questão indígena, principalmente sobre o Marçal de Souza”, explica o gestor Anastácio Peralta, do Núcleo Indígena de Dourados.

 

 

Dourados News