8 de agosto de 2006 - 07:09

MS já é o 5º em número de focos de calor no País

Com 922 focos de calor registrados entre janeiro e a primeira semana de agosto, Mato Grosso do Sul já o quinto no País em número de queimadas, perdendo apenas para Mato Grosso (5.562), São Paulo (2.241), Pará (2.142) e Bahia (1.410). Os números são do Proarco (Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal) que, por meio de satélite, grava qualquer temperatura acima de 47ºC.

Somente nos primeiros sete dias de agosto Mato Grosso do Sul já registrou 106 focos, sendo que este mês é quando é registrado o maior número de focos de calor – em agosto do ano passado foram 3.810 focos dos 8.041 detectados em todo ano. Segundo a Defesa Civil, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais e o órgão já chegou a enviar alerta de baixos índices de umidade do ar para esta semana.

Além disso, a coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta sobre risco de incêndios florestais nos municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o alerta, o fogo poderá ocorrer devido ao forte calor que produz focos de fogo na vegetação rasteira de rápida propagação. O controle pode ser difícil, exigindo considerável esforço de abafamento e outros dispositivos de combate mais sofisticados.

 

 

Mídia Max