7 de agosto de 2006 - 15:31

"Pai" mais velho de MS, mora em Douradina

 

José Gomes da Silva, também conhecido como “Zé Pereira”, residente no município de Douradina pode ser o pai mais velho do Mato Grosso do Sul ou quem sabe do Brasil. Ele nasceu no dia 19 de dezembro de 1.896 no município de Serra Talhada – Pernambuco. Apesar de estar próximo de completar 110 anos de idade “Zé Pereira” é completamente lúcido e ainda goza de boa saúde. O problema de saúde mais grave que enfrenta é a surdez. “A pressão arterial dele é igual pressão de criança”, contou um dos filhos.


“Zé Pereira” é pai de 13 filhos, sendo que quatro já morreram. Recentemente faleceu um dos filhos com 85 anos de idade. Seu Zé Pereira não tem idéia de quantos netos, bisnetos e tataranetos têm. Um dos netos está com mais de sessenta anos de idade.
Ele gosta de contar histórias, relembra os tempos em que vivia no nordeste e também costuma falar versos e fazer repentes. “Lembro do lampião e de sua tropa, por duas vezes ele passou por onde eu morava”, relembrou.


Indagado se já hospedou lampião em sua casa ele respondeu ironicamente. “Não tinha comida nem para mim ia dar comida para o lampião”, afirmou.

ALIMENTAÇÃO


A alimentação do senhor José Pereira sempre foi à base de milho, conforme ele e os seus próprios filhos relataram. Acorda bem cedo e a primeira coisa que faz é comer um prato de polenta. Também gosta de tapioca. “Tapioca é muito bom e a polenta sempre foi o meu prato”, contou o idoso.
Conta também que nunca bebeu bebida alcoólica e nunca fumou. Já ficou viúvo por duas vezes. “Não vou mais me casar, na minha idade só se casa quem tem muito dinheiro, sou bem velho e não tenho dinheiro”, brincou Zé Pereira.

 

Dourados Informa