7 de agosto de 2006 - 13:45

Mapa registra agrotóxico genérico a base de Paraquat

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), homologou na última sexta-feira, dia 4, o segundo agrotóxico genérico destinado ao uso direto na agricultura. Trata-se do herbicida a base de Paraquat, que trará vantagens para o agricultor na redução do custo de produção.

Além do Paraquat, o Mapa já homologou o fungicida genérico a base do ingrediente ativo Carbendazim. A expectativa do setor produtivo é de que a redução dos preços destes produtos seja da ordem de 20% a 30% em relação aos agrotóxicos comercializados no País.

“É importante ressaltar que os aspectos de segurança e qualidade foram rigorosamente avaliados antes da liberação pelo Ministério da Agricultura, mantendo o padrão de excelência dos produtos usados no Brasil”, garantiu o coordenador de Agrotóxicos do Mapa, Luis Eduardo Pacifici Rangel.

O Mapa vem trabalhando prioritariamente na avaliação de registros de agrotóxicos equivalentes, os chamados genéricos. Para avaliação dos princípios de equivalência, foi criado um grupo técnico interministerial, coordenado pelo CTA (Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos). O comitê é formado por representantes do Mapa e dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.

Segundo Luís Rangel, o CTA já identificou conformidade de equivalência de doze ingredientes ativos, dos quais seis já tiveram o certificado de registros homologados.

“Esta homologação permite a importação e a fabricação destes ingredientes ativos dos agrotóxicos genéricos. Mas para que sejam utilizados diretamente na agricultura, como Paraquat e o Carbendazim, ainda necessitam de uma avaliação específica”, explicou. O Mapa já encaminhou as análises agronômicas destes produtos e aguarda apenas os pareceres conclusivos do IBAMA e da ANVISA.