5 de agosto de 2006 - 09:51

Encontrados 12 corpos neste sábado no Iraque

Os corpos de 12 pessoas executadas a tiros foram descobertos neste sábado no Iraque, em ambiente cada vez mais violento por conflitos religiosos, informaram à AFP fontes no ministério do Interior.

Nove corpos foram encontrados em Bagdá, entre os quais cinco em Baladiyat, no leste da capital, executados e com sinais de torturas, indicaram as fontes.

Dois outros corpos foram encontrados nos arredores de Bagdá e Amara, a 365 km ao sul da capital, entre eles o de um policial, ex-membro do partido Baas de Saddam Hussein que foi encontrado no Tigre, com um tiro na cabeça.

Os seqüestros seguidos de assassinatos de caráter religioso, cometidos por grupos terroristas sunitas ou esquadrões da morte xiitas, se multiplicaram no Iraque, em particular desde os atentados contra o mausoléu xiita da cidade sunita de Samarra, em fevereiro.

Além disso, dez pessoas, entre elas três policiais, foram feridas na explosão de três bombas artesanais num mercado de Baaquba, a 60 km ao norte de Bagdá.

Cerca de 64 suspeitos de terrorismo foram presos nas últimas 24 horas no país, entre eles 27 em Mossul (norte), indicou um porta-voz do ministério da Defesa, Ibrahim Shaker.

Nove policiais foram mortos sexta-feira em Mossul, durante enfrentamentos com membros da Al-Qaeda, segundo a polícia local.