5 de agosto de 2006 - 09:06

Raikkonen conquista a pole position na Hungria

O treino de classificação da Fórmula 1 para o Grande Prêmio da Hungria aconteceu, neste sábado, em meio a "cartolagens" de Renault e Ferrari. Com seus pilotos principais punidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Kimi Raikkonen, da McLaren, aproveitou a folga e conquistou a pole position.

EFE
Schumacher também é punido pela FIA e larga somente na 11ª posição na Hungria
Fernando Alonso, líder do Mundial de Pilotos com a Renault, tomou 2 segundos de punição por desentendimento com Robert Doornbos, reserva da Red Bull, nos treinos livres de sexta-feira. Revoltada, a Renault protestou dizendo se sentir perseguida e acusando a FIA e a Ferrari de tentarem levar a disputa pelo título até a última corrida.

A resposta da entidade máxima veio em forma de outra punição, desta vez para Michael Schumacher, que também perderá 2 segundos para cada uma de suas voltas no treino classificatório por ter feito duas ultrapassagens sob bandeira vermelha nos treinos livres da manhã de sábado.

Punições para aqueles que fizeram ultrapassagem sob bandeira amarela, ou vermelha durante treinos livres não é uma prática comum da FIA. A última vez que um piloto teve que pagar por ter passado por um companheiro sob bandeira amarela foi em 1997, com Jacques Villeneuve.

O resultado das punições deste fim de semana na Hungria foi a ausência dos dois pilotos que lutam pelo título na superpole, com Alonso largando apenas em 15º, e Schumacher em 11º. O trabalho de ambos será dificultado no domingo, já que Hungaroring é uma das quatro pistas do calendário onde ultrapassar é muito difícil (as outras são Mônaco, Ímola e Barcelona). A média em Budapeste é de 12 ultrapassagens por corrida.
 
Uol