28 de agosto de 2004 - 10:08

Anvisa determina apreensão de medicamento sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do medicamento Solução Antimiódica, fabricado pela empresa Fuzan do Brasil Ltda. O produto não possui registro, portanto, sua eficácia e qualidade não são garantidas. A solução estava sendo vendida para tratamento de micose.

Interdição – O lote nº 0803 do álcool etílico Hidralcol, produzido pela indústria Archote Indústria Química Ltda e usado como desinfectante hospitalar, está interditado cauterlarmente. A medida da agência foi baseada em análise do Laboratório Central do Paraná, que constatou graduação alcoólica abaixo do especificado e problemas na rotulagem dos produtos.

O medicamento da empresa Fuzan deve ser recolhido imediatamente do mercado e o lote do Hidralcol está interditado por 90 dias, período em que não poderá ser vendido nem consumido. Os estabelecimentos que descumprirem as determinações estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 6.437/77, como notificação, autuação e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Cabe às vigilâncias locais a fiscalização do cumprimento das resoluções.   Agência Saúde