4 de agosto de 2006 - 09:30

Indústrias devem mudar embalagens

Entrou em vigor no dia 1º de agosto a nova regra de embalagens para as indústrias de alimentos em todo Brasil. A partir de agora, as empresas são obrigadas a divulgar nos rótulos a quantidade de gordura trans do produto. A nova legislação determina também que sejam informados os valores energéticos, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, fibra alimentar e sódio.
Mato Grosso do Sul possui 11,2 mil indústrias, filiadas à Fiems; destas, duas mil comercializam produtos alimentícios. Todas terão até 31 de dezembro para se adequarem à nova regra, caso contrário serão notificadas. A partir de 1º de janeiro quem ainda estiver irregular estará sujeito a multas que vão de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.
De acordo com a Fiems, Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, nos próximos dias o Senai estará fazendo orientações de como fazer a mudança nas embalagens. Um técnico da Federação foi a Brasília tomar conhecimento das alterações.
Gordura
Segundo a coordenadora do programa Mesa Brasil do Sesc, Vânia Serra Corrêa, a mudança nos rótulos era necessária. "É muito importante o consumidor saber o que está comprando porque assim pode controlar a taxa de colesterol e melhorar a qualidade de vida; além disso, a mudança no rótulo faz as pessoas também mudarem a cultura e o hábito alimentar", explica.
Os alimentos que mais contêm gordura trans são frituras, molhos de salada e margarinas. A gordura trans aumenta a quantidade de colesterol ruim no organismo, o que é um fator de risco para problemas cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa que consome 2.500 calorias por dia, pode ingerir no máximo 2,5 gramas de gordura trans diariamente.

 

 

Dourados Agora