28 de julho de 2006 - 15:39

Pesquisa revela dados das Micro e Pequenas Empresas de MS

Em uma pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul, foi revelado que entre as empresas formais, os empreendedores possuem um nível mais elevado de formação sendo que 41% possuem ensino superior, 47% ensino médio e apenas 12% ensino fundamental.

No entanto, a baixa escolaridade domina o mercado informal, sendo que 66% estão ou pararam no ensino fundamental, 31% ensino médio e apenas 3% concluíram ou estão no ensino superior. Isto é o que mostra a pesquisa sobre a Avaliação da Imagem do Sebrae, realizada pelo Instituto Vox Populi, sob encomenda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pesquisa identificou também que o índice de mulheres empreendedoras é maior no mercado não formal (48%) ao contrário dos homens que sobre-saem no mercado formal (55%). A média de idade dos empreendedores no mercado formal é de 38 anos, enquanto o mercado informal é de 41.

Quanto aos rendimentos familiares, 60% dos empreendedores informais ganham até três salários. No mercado formal, apenas 9% ganham até três salários mínimos, sendo que 91% ganham mais. A média de faturamento dos empreendimentos informais é de R$ 10.696,33 anual, já os empreendimentos formais chegam a faturar em média no ano R$ 324.609,14.

Na convivência do lar, 16% dos empreendedores informais residem com seis ou mais pessoas, esta realidade é reduzida nos domicílios dos empreendimentos formais (4%).

Já na tecnologia, 88% dos empreendedores informais não possuem e-mail, enquanto entre os empreendedores formais este percentual cai para 47%.

A autonomia predomina no mercado informal, 88,4% dos empreendedores não têm sócios, ou seja, trabalham sozinhos. No mercado formal, 41,3% dos empreendedores trabalham sozinho e 54,4% possuem sócios.
 
 
 
Mídia Max