27 de julho de 2006 - 16:00

Artesanato de Jardim é tema de Exposição no Aeroporto

Desde a última quinta-feira, 20 de julho, a exposição “MS Mostrando a Sua Cara”, que acontece no Aeroporto Internacional de Campo Grande, conta com a mostra de peças artesanais do município de Jardim. A exposição é realizada pela Federação das Associações Cooperativas, Núcleos de Produção de Artesãos de Mato Grosso do Sul (Fenart) e Associação dos Artesãos (Artems) em parceria com o Sebrae.

 Segundo o consultor do Sebrae, Jorge Tadeu Veneza de Barros, o objetivo do evento é divulgar o artesanato de Mato Grosso do Sul, e integrá-lo ao turismo, viabilizando novos canais de comercialização. “Nós queremos que os dois setores caminhem juntos, e que as pessoas conheçam esse trabalho”.

A presidente da Fenart, Beatriz Soares Borges de Barros diz que a exposição está superando a expectativa dos artesãos, e que a intenção é mostrar o artesanato do Estado. “Nós estamos incentivando os municípios a participarem dessa exposição. Esperamos que os 77 municípios apresentem a beleza do artesanato que produzem. Assim, ao chegar ao Aeroporto o turista já pode conhecer um pouquinho do que vai encontrar no destino”.

A mostra que reúne peças de Jardim fica em exposição até domingo, 30 de julho. “Fizemos um acordo para que daqui 60 dias outros municípios também participem da exposição. Cada município fica 10 dias com os produtos em exposição. O município de Miranda foi o primeiro a participar da mostra, seguido por Porto Murtinho”.

Fazem parte da mostra peças em madeira, osso e couro (mesas, petisqueiras, jacarés entalhados, taboas de frios, cinzeiros, jogos de talheres, porta panelas, entre outros) dos grupos produtivos Arte e Osso, Associação Mor e Mãos a Obra. A segunda mostra acontece no mês de outubro. “Estamos vendo quais os municípios que já estão preparados para participar da segunda etapa”.

A exposição tem o apoio do Sebrae, da Fundação de Turismo, e das prefeituras, está aberta à visitação do público das 9 às 22 horas, durante toda a semana, até o dia 30 de julho. O evento faz parte das ações da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) do APL de Turismo e Artesanato de Campo Grande e Região. As diversas peças de artesanato vão ambientar o hall de entrada do Aeroporto.

GEOR - A GEOR é uma nova metodologia de trabalho elaborada pelo Sebrae Nacional que ajuda no gerenciamento de projetos, tornando as ações mais efetivas e transparentes para a sociedade. As ações serão desenvolvidas num período de três anos visando aumentar a ocupação nos segmentos turísticos e o número de peças comercializadas do artesanato. Dentre as principais ações a serem desenvolvidas podemos destacar a estruturação de roteiros turísticos municipais e regionais, inserção de artesanato nos empreendimentos turísticos, núcleo de inovação e design em artesanato, missões técnicas e caravanas de negócios.

 

Parceiros - O projeto é desenvolvido em parceria com a ABAV, ABBTUR, Abrasel, Abratur, Actur, Artems, Buriti Suíte Hotel, Campo Grande Pantanal Convention and Visitors Bureau, Facsul, FES, Fundac, Fundtur, IESF, Gopan, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Aca Expedições, Instituto Íntegra, NIDA/UFMS, Sinart, UCDB, Unaes, Uniderp e prefeituras de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Rio Negro e Sidrolândia.
 
 
 
Fátima News