27 de agosto de 2004 - 17:21

Governo licita em setembro compra de semente para Idaterra

 

Mais de 8 mil pessoas interessadas em abrir o próprio negócio, ou pequenos empresários, vindos do interior de Mato Grosso do Sul deverão participar da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae-MS, em Campo Grande, e que vai até domingo, dia 29. A vinda das caravanas à Capital já está previamente agendada e só ontem, primeiro dia de evento já passaram pelo Pavilhão Albano Franco mais de 4 mil pessoas de 74, dos 77 municípios do Estado.

São pessoas como a comerciante Leila Gonçalves que veio de Fátima do Sul, há 237 quilômetros de Campo Grande. Ela e o marido têm um posto de combustível e agora o casal decidiu diversificar os negócios abrindo uma livraria e papelaria. Para não correr riscos com a nova firma, o primeiro passo foi participar da Feira do Empreendedor. Leila veio à Capital em busca de aperfeiçoamento. O primeiro estande visitado por ela foi o do Programa Nascer Bem que ensina todas as etapas necessárias para iniciar a empresa. Além disso, ela disse estar preparada para participar dos cursos e palestras oferecidos durante a Feira. “Eu vim à procura de informação e formação”, afirmou.

A Feira reúne micro e pequenos empresários de vários setores. Gente como André de Carvalho que veio de Guia Lopes da Laguna, há 228 quilômetros de Campo Grande, em busca de informações para incrementar seu negócio. Ele vende cocadas nas ruas de Guia Lopes e decidiu há quatro meses ampliar o comércio vendendo salgado. No entanto, as receitas feitas em casa para pouca gente não funcionam em grande quantidade.

“Eu sou bastante conhecido na minha cidade como vendedor de doces. Para não correr o risco de entrar na área de salgados sem a mesma qualidade e pôr meu negócio a perder, resolvi buscar orientação”, explica André, que volta para casa levando uma nova receita de massa para salgados que aprendeu em uma das oficinas ministradas na Feira do Empreendedor.


 
Mídia Max