27 de julho de 2006 - 10:48

Onças, araras e tuiuiús decoram o novo Trem do Pantanal

O Trem do Pantanal turístico, que deverá circular ainda esse ano no trecho de 84 quilômetros entre Corumbá e o distrito de Porto Esperança, ganhou novo design que inclui melhores acomodações, visualidade e uma adesivagem externa dos carros valorizando o Pantanal – sua fauna e flora – e o centro histórico da cidade.

Quando voltar a circular, o comboio de cinco carros – três classe executiva, com 186 poltronas; um restaurante e um panorâmico – vai se confundir com a natureza que permeia os antigos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Sua nova concepção será mostrada amanhã ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e ao governador Zeca do PT, durante ato em Corumbá.

A composição foi construída no pátio da Novoeste em Sorocaba (SP) sobre carcaças de antigos vagões do “passageiro” que circulou até os anos 90. As paredes e cobertura são de material novo e tem sistema de ar-condicionado. A novidade é o carro varanda, com 40 assentos e sem janelas, propiciando visão panorâmica da paisagem e maior integração com o ambiente.

O novo design, que substitui o modelo convencional dos carros de passageiros por uma proposta que une modernidade e qualidade, visando atender aos turistas mais exigentes, foi concebido pela Brasil Ferrovias em convênio com o Governo do Estado, em 2005. O trabalho de adesivagem foi realizado no início deste ano por uma empresa de Vitória (ES).

A decoração externa dos carros é expressiva, surgindo, em grandes painéis, onças, tuiuiús, jacarés, peixes, ipês amarelos, borboletas, o homem e araras azuis, expressando a rica fauna e flora pantaneira. Também é retratada a história de Corumbá, através do Casario do Porto e da ponte ferroviária sobre o rio Paraguai, em Porto Esperança, construída na década de 40 do século passado.

“A proposta desse novo desenho do trem foi integra-lo no contexto da paisagem pantaneira, dando beleza visual e inserindo o passageiro na historia do lugar que será contada pelo guia durante a viagem”, explicou a diretora-presidente da Agitrams (Agência de Gestão e Integração de Transportes), arquiteta Leatrice Couto, que coordena o projeto do Trem do Pantanal.

A composição que fará parte da primeira fase do novo “passageiro” está visível no pátio da estação ferroviária de Corumbá, tornando-se atração turística. As pessoas que circulam pela antiga esplanada da NOB não deixam de parar na plataforma da estação para admirar os carros decorados. Muitos turistas pedem autorização à Novoeste para fotografa-los.
 
 
APn