27 de agosto de 2004 - 16:39

Governo estadual investe R$ 650 mil em presídio

O governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reformou o Estabelecimento Penal Masculino do Município de Corumbá, que será reinaugurado na próxima semana. Foram investidos cerca de R$ 650 mil na obra, que incluiu a reforma das 34 celas, divididas em dois pavilhões.

Entre as benfeitorias realizadas, houve a instalação de cerca elétrica nos muros e implantação de um sistema interno de vigilância, que utiliza câmeras instaladas em pontos estratégicos do presídio, agilizando o trabalho dos agentes penitenciários em caso de focos de violência. Atualmente, cerca de 394 homens cumprem pena em regime fechado no município.

“Os equipamentos facilitarão o trabalho operacional de segurança, evitando fugas e rebeliões dos detentos”, disse Cícero da Conceição Duarte, diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá.

“Estamos visitando todas os presídios da Agepen [Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), verificando a real necessidade das unidades prisionais e estamos discutindo junto ao governo do Estado formas de melhorar. O juiz da 1ª Vara Criminal e Execução Penal, Roberto Ferreira Filho, acompanhou a obra no presídio de Corumbá, e aprovou o trabalho realizado", disse o diretor-presidente da Agepen, Luiz Carlos Telles Júnior.

Na semana passas, em visita ao corpo de segurança e às unidades penais de Corumbá, Telles disse que em breve será instalado o programa ELO no município. “Este é um compromisso com o poder Judiciário e já estamos procurando lugar apropriado”, complementou.
 
 
RMT Online