27 de agosto de 2004 - 16:03

Ambev e Interbrew criam maior cervejaria do mundo

A brasileira AmBev e a belga Interbrew concluíram nesta sexta-feira uma aliança que, com o nome de Inbev, criará a maior cervejaria do mundo, anunciou a Interbrew em comunicado divulgado em Bruxelas.

Reunidos em assembléia geral, os acionistas da Interbrew aprovaram por maioria (96%) a fusão com a AmBev, fabricante da Brahma, para formar uma cervejaria que irá superar a Anheuser-Busch, que produz a Budweiser, como maior do mundo, segundo a empresa belga.

A Interbrew, fabricante da Stella Artois e Beck's, informou que a operação de compra de participação majoritária na AmBev envolve 9,7 bilhões de dólares.

Os acionistas da Ambev, por sua vez, aprovaram hoje, em São Paulo, a compra da Labatt, filial canadense da Interbrew, informou a empresa belga.

A sede da InBev será em Louvain (centro da Bélgica), onde fica a Interbrew, enquanto a da AmBev America será em São Paulo, segundo o comunicado.

A InBev será a maior cervejaria do mundo em volume de produção, superando a Anheuser-Busch, e a segunda em capitalização. A nova empresa será responsável por 13% do mercado da cerveja, com vendas acumuladas de 190 milhões de hectolitros em 2003, e irá dispor de três marcas de fama mundial: a brasileira Brahma, a belga Stella Artois e a alemã Becks.

A Interbrew é a terceira maior cervejaria do mundo, com vendas em mais de 140 países, enquanto a Ambev ocupa o quinto lugar, com 65% do mercado brasileiro e grande participação na América Latina.

O presidente-executivo da Interbrew, John Brock, manterá o cargo na nova empresa. A diretoria será formada por quatro representantes da Interbrew, quatro da AmBev e seis administradores independentes.

Durante o anúncio da aliança, em março passado, os diretores de ambos os grupos deram destaque para a complementaridade geográfica das empresas, já que a Interbrew (dona das marcas belgas Jupiler, Hoegaarden e Leffe) não tem participação na América Latina, onde a AmBev - que nasceu em 1999, a partir da fusão entre as duas maiores cervejarias brasileiras, Brahma e Antarctica - ocupa o primeiro lugar.
 
Ultimas Notícias