24 de julho de 2006 - 15:51

Mais de 100 campo-grandenses aguardam no Líbano para retorno

Mais de 100 campo-grandenses ainda estão no Líbano tentando voltar para o Brasil, é o que afirmou o presidente da Colônia Libanesa de Campo Grande, Eid Toufic. Ele explicou que o número não é exato, já que “as pessoas não avisam quando vão viajar”, mas pode ser ainda maior.

Muitos brasileiros que mudaram para o Líbano e formaram famílias no país também querem voltar. “Quem está com a família não pode deixar a família lá, mas coisa ta complicada, não há um lugar seguro, a bomba ta caindo em todo lugar”, explica Toufic. Ele acredita que contando com essas famílias o número de brasileiros pode passar de 5 mil.

Para quem não consegue voltar a situação está cada vez mais difícil. Toufic conta que os ataques estão sendo feitos à infra-estrutura do Líbano, “aeroportos, pontes, rodovias” e uma viagem da capital Beirute para Damasco que durava 1h30 agora chega a demorar 14 horas.

O Itamaraty avalia em cerca de 70 mil o número de brasileiros no Líbano. Mas apenas 1.400 pediram auxílio para retornar ao Brasil. 15 mil libaneses moram em Campo Grande.