27 de agosto de 2004 - 15:36

Rodrigo Pessoa conquista a medalha de prata no hipismo

O ginete brasileiro Rodrigo Pessoa, 31, montando Baloubet du Rouet, conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata na prova de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia).

No primeiro percurso desta sexta-feira, Pessoa tinha cometido duas faltas (oito pontos perdidos), mas, na segunda passagem, ele zerou, permanecendo com a mesma pontuação.

No entanto, mesmo sem cometer faltas no segundo percurso, o ginete brasileiro dependia de tropeços dos rivais, já que havia terminado apenas na 12ª posição ao final da primeira rodada.

O que parecia improvável aconteceu, e só o irlandês Cian O'Connor, com Waterford Crystal, conseguiu fazer sua passagem sem faltas. Como tinha quatro pontos perdidos (primeiro percurso), O'Connor levou o ouro.

A definição da prata aconteceu no desempate entre o brasileiro e o norte-americano Chris Kappler, que também terminou com oito pontos (quatro em cada rodada). No desempate, a sorte acabou ajudando Pessoa.

Ele cometeu uma falta, e o norte-americano precisava apenas zerar a passagem para ficar com a prata. No entanto Kappler não conseguiu terminar o percurso por causa de uma contusão de sua montaria.

Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, também se classificou para a segunda rodada da final dos saltos. O brasileiro, no entanto, acabou eliminado por ter começado a série antes da autorização.

Foi o terceiro pódio olímpico de Pessoa, que ajudou o Brasil ganhar bronze por equipe em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Em Atenas, a equipe brasileira terminou a disputa apenas em décimo.

O resultado na Grécia serviu para "apagar" a decepção de quatro anos antes, quando Pessoa era o favorito ao título, mas Baloubet du Rouet refugou três vezes diante de um obstáculo, eliminando o brasileiro.

 
Terra Redação