21 de julho de 2006 - 09:40

Fóruns Deodápolis e Glória recebem equipe de correição

Acompanhada do corregedor-geral, Des. Hildebrando Coelho Neto, do juiz auxiliar Vladimir Abreu da Silva, esta semana, a equipe de correição está trabalhando em cartórios judiciais e extrajudiciais nos município de Deodápolis e Glória de Dourados. A correição faz parte do trabalho de fiscalização do Tribunal de Justiça para verificar o andamento dos serviços judiciários prestados, mas as visitas não significam que há irregularidades nos locais visitados. Durante os trabalhos são recebidas informações dos serviços forenses e dos atos praticados nas unidades cartorárias da comarca.

As eventuais irregularidades são registradas e os cartórios recebem orientações de como proceder corretamente. Nas duas cidades, a equipe de correição visitas os cartórios de registro de imóveis, títulos, documentos e protestos; os de notas e os de registro de pessoas naturais, onde são registrados os nascimentos, casamentos e óbitos. No caso de Deodápolis, existe ainda o distrito de Lagoa Bonita, que também terá os cartórios fiscalizados pela equipe.

Nos cartórios judiciais, aqueles que ficam nas varas, os membros da corregedoria deixam Campo grande munidos de um relatório fornecido pelo Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), o que permite uma correição mais rápida e efetiva. Assim, são verificados se os autos relacionados já estão prontos para despacho, se estiverem, qual o motivo de não terem sido liberados, se existe razão para estarem paralisados etc.

Nesta administração, o corregedor implantou uma prática inovadora: um membro da equipe é responsável por palestras sobre etiqueta no trabalho e auto-estima, uma forma encontrada para tentar melhorar a qualidade de vida dos servidores, permitindo que todos trabalhem em equipe e incentivados.

Para o Dr. Vladimir, o retorno desse tipo de palestra está sendo muito bom porque os servidores – depois da abertura feita pelo Des. Hildebrando – aproveitam para participar, findando o dia totalmente estimulados.  “Outro aspecto favorável da nossa presença nas comarcas é que a corregedoria fica mais próxima dos servidores. Não existimos apenas para punir, trabalhamos para orientar e notamos que os serventuários ficam nos esperando para sanar suas dúvidas. Uma troca muito prazerosa”, explicou o juiz auxiliar.

Os cursos preparados pela Escola do Servidor para escreventes e diretores de cartório, além de outros funcionários das comarcas, também foram mencionados pelo magistrado. “A Escola tem feito um ótimo trabalho e nos ajuda muito nas orientações. Tudo somado, é uma troca de experiências que resultam em melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, completou.

Virtual – O Dr. Vladimir adiantou uma novidade: em pouco tempo será implantada no Judiciário sul-mato-grossense a correição virtual. O novo programa será instalado para trabalhar junto com o SAJ. “Na próxima semana teremos uma reunião para finalizar os itens pendentes, já que foram necessárias algumas adaptações em razão de nossa realidade ser diferente do estado originário do programa. Mas, sem dúvidas, o caminho para a virtualização da correição é irreversível”.

 

TJ / MS