20 de julho de 2006 - 15:29

Umidade do ar atinge os 15% e chega ao índice de emergência

 

A umidade relativa do ar atingiu na tarde de hoje a média de 15%, o que é considerado um índice de emergência por meteorologistas e médicos, por causar riscos à saúde humana. Com a temperatura na casa dos 31ºC, e a baixa umidade, especialistas recomendam a suspensão de qualquer atividade física não essencial e a ingestão de muito líquido.

O índice dos 15% foi registrado às 13h, já a previsão para o final do dia, às 16h, é de que o índice seja ainda menor, de 14% e a temperatura na casa dos 33ºC. Especialistas recomendam nesse período atenção redobrada com crianças e idosos, mas qualquer pessoa tem que tomar cuidados especiais.

A baixa umidade relativa do ar, que é causado pela falta de chuva e pelo clima seco, provoca diversos males à saúde humana, entre eles:

 Secura da boca, lábios quebradiços, dores de cabeça e mal-estar generalizado;
 Sangramentos inespecíficos do nariz, dermatoses localizadas causadas pelo suor ou pela ausência de água na pele, próprias da estação;
 Crises de hipertensão (ocorrem devido ao aumento da viscosidade do sangue pela perda de água);
 Doenças respiratórias (asma, bronquites, gripes e pneumonias);
 Descamação do couro cabeludo (irritação da pele);
 Aumento da carga de eletricidade estática em locais acarpetados (provoca descarga elétrica nas extremidades do corpo, podendo gerar reações renais);
 Perda de resistência de materiais como cimento, isopor e outros isopirenicos;
 Facilidade de combustão de materiais inflamáveis, e aumento de pressão de recipientes contendo substancias voláteis (gasolina, álcool, etc.).

A população pode evitar algumas doenças com medidas alternativas, além da ingestão de muita água e líquidos em geral, médicos recomendam colocar objetos com água, como bacias e baldes, embaixo da cama, e toalha molhada nas portas, principalmente em quartos de crianças e idosos, que são os que mais sofrem com o clima seco. Evitar fazer exercícios físicos e evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h.