15 de julho de 2006 - 09:15

Maldonado reforça Santos contra São Caetano

A confiança está de volta à defesa santista. Após as falhas na derrota para o Figueirense, na última quarta, o time deverá ter a volta do xerife Maldonado, recuperado de uma entorse no tornozelo direito, na partida contra o São Caetano, domingo.

Desde que chegou ao Santos, Maldonado jogou 27 vezes e perdeu apenas cinco partidas, somando os jogos do Campeonato Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil. Nessas derrotas com o chileno em campo, o Peixe nunca foi goleado. Apenas na penúltima rodada do Paulistão o time sofreu mais do que dois gols (na derrota por 3 a 1 para o São Paulo, no Morumbi).

Com seu estilo de jogo sempre sereno e com extrema determinação, o jogador chileno não só vem conquistando a torcida, mas entre os jogadores já é considerado o líder da equipe.

"O Maldonado é um jogador diferenciado, ele tem uma pegada forte e é extremamente importante ao sistema defensivo da equipe", elogia o lateral Dênis.

Essa foi a segunda contusão do meio-de-campo nessa temporada. A primeira foi no jogo contra a Portuguesa, na última rodada do Campeonato Paulista.

As atuações do volante são elogiadas até pelos seus companheiros de ataque, que reconhecem o valor e a importância de um jogador com a pegada de Maldonado. Reinaldo, que foi liberado pelo departamento médico e também poderá jogar domingo, elogia a postura do companheiro.

"A presença dele é importantíssima porque é um jogador que dá uma segurança e uma tranqüilidade enorme para a nossa equipe e nos orienta bastante".

Mesmo não tendo a presença confirmada pelo técnico Luxemburgo, o jogador deverá ser escalado como titular, principalmente porque os zagueiros Luiz Alberto e Domingos estão suspensos. A presença de Maldonado permite, inclusive, que o técnico escolha jogar no 4-4-2 ao invés do 3-5-2.

"Ainda não tenho nada esquematizado. Amanhã (sábado) definirei o esquema que será jogado. Posso sair com o Avalos, Ronaldo Guiaro e Manzur, mas não tenho medo de jogar no 4-4-2", disse o treinador.

Maldonado treinou normalmente ontem no CT Rei Pelé e depois realizou tratamento médico para ter certeza de que estará em plenas condições físicas de jogo domingo.