14 de julho de 2006 - 07:18

VoxPopuli: vantagem de Lula sobre Alckmin cai para 10 pontos

Nova pesquisa do Vox Populi mostrou que a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, caiu para 10 pontos percentuais, segundo o Jornal da Band. Lula aparece com 42% das intenções de voto contra 32% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O Vox Populi ouviu 2.003 eleitores em 121 municípios entre os dias 8 e 10 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 10736/2006.

Em junho, a diferença entre os dois candidatos era de 13 pontos. A senadora Heloísa Helena (Psol) aparece com 7% e o senador Cristovam Buarque (PDT), com 1%. Os votos brancos e nulos somaram 7% e não souberam ou não quiseram opinar, 11%.

Levantamento do Vox Populi feito entre os dias 23 e 24 de junho mostrava o presidente com 45% e Alckmin com 32%. Heloisa Helena tinha 5% das intenções de voto e Cristovam o mesmo 1%.

"Já tem segundo turno e nem começou a campanha. Isso porque eu só sou conhecido por 51% da população", comemorou Alckmin, ao comentar os números à Reuters, no gabinete do presidente do PSDB no Congresso, senador Tasso Jereissati (CE).

O detalhamento da pesquisa ainda não foi divulgado. A diferença entre as intenções de voto de Lula (42%) e dos demais candidatos (40%) fica dentro da margem de erro, tornando possível a realização do segundo turno.

Para o tucano, ainda há muito espaço para ele crescer. "Lula vai disputar sua quinta eleição e eu nunca disputei uma eleição fora de São Paulo", disse Alckmin.

O deputado petista José Eduardo Cardozo (SP) admitiu que está será uma campanha dura e difícil e que a oposição vai jogar tudo o que puder para atingir Lula. No entanto, segundo ele, a "dianteira de Lula" é muito forte nesse momento e o deputado acredita que, com o passar do tempo, a distância entre os candidatos se consolide.

Cardozo lembrou que Lula, mesmo nos momentos de crise pelo qual o País passou, sempre esteve bem nas pesquisas. "Isso reflete que ele dificilmente ele deixará de ser presidente novamente", disse o deputado, ao deixar o jantar que lançou oficialmente a candidatura de Lula, no restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP).

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que também participou do jantar, comentou que os 10 pontos de diferença apontados pela pesquisa ainda representam uma distância enorme. Segundo ele, isso não preocupa o PT, pois a campanha, de fato, começou nesta noite. "Lula tem um ponto a favor dele que é estar em pleno governo, mostrando a que veio", ressaltou.

 

Terra