13 de julho de 2006 - 07:18

Município de Ivinhema já produz goiaba

O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), esteve na manhã de ontem visitando uma das propriedades que está investindo na produção de goiaba, um projeto que visa à diversificação de cultura no município e o aumento de renda aos produtores, bem como garantir uma rentabilidade a mais na propriedade para o caso de uma outra cultura cair de mercado.
O prefeito Renato esteve acompanhado do representante comercial da Unifrutas, de Mirandópolis (SP), Ronaldo Manzan. A empresa vai comprar toda a produção de goiaba de Ivinhema. Também esteve na visita o empresário Luiz Roberto Rosa, da Ouro Branco Indústria e Comércio de Polvilho, que instalará uma fábrica no município, bem como o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Osmir Felipe.
Eles estiveram no Sítio Santa Maria, na Gleba Vitória, de propriedade do produtor Raimundo José da Silva, que está cultivando 450 pés de goiaba, com seis meses de plantio e já produzindo, muito embora ainda precoce. A produção ainda é caseira, já que apenas no final do ano de 2007 é que as goiabeiras estarão atendendo o mercado.
Ronaldo explicou que os pés de goiaba ainda não estão em condições de produção total, pois estão apenas com seis meses. Por isso, pelo menos 95% das goiabas foram arrancadas para que a produção não comprometesse a evolução da planta e a própria produção quando os pés de goiabas já estiverem em condições de atender a Unifrutas, e esta os consumidores.
Em plenas condições de produção, a goiabeira chega a produzir até 120 quilos por pé. Hoje, o quilo está custando em torno de R$ 0,45. A goiabeira produz com a mesma intensidade até por 20 anos, necessitando apenas dos tratos culturais normais de qualquer outra cultura. Por isso, o produtor Raimundo José já está adquirindo mais 30 mudas para plantio.
Ronaldo Manzan informou que o município de Ivinhema já está produzindo com 4,1 mil pés de goiaba, sendo Fernando de Castro com 1,8 mil pés, José da Silva com mais 600 pés, Raimundo José da Silva outros 450, Lucílio Leal 500 pés, Celso Rodrigues da Silva mais 300, Paulo Leal 250, João Manari 100 e Luiz Carlos Canola 100 pés.
A expectativa, de acordo com Ronaldo, é de que até o final deste ano Ivinhema já tenha no mínimo 10 mil mudas de goiaba plantadas. Para Isso, a agência local do Banco do Brasil está em processo de análise e liberação de créditos para quem desejar cultivar goiaba. São 17 produtores que estão requerendo financiamentos.
“Fico satisfeito ao ver um projeto desses que, literalmente, já está dando frutos. Esse é justamente o nosso objetivo, promover ações que venham garantir mais fonte de renda aos produtores, e isso através da diversificação de cultura. Com isso, o produtor não vai ficar amarrado em apenas uma cultura. Com a diversidade, ele tem renda de várias formas”, disse Renato.
 
 
 
Díario MS