12 de julho de 2006 - 16:00

Roteiro conta à história dos plebiscitos de Vicentina

Segundo o Roteirista e historiador Gerson Pereira, a Historia  dos Plebiscitos, denominada “A CIDADE DOS PLEBICITOS”, da Cidade de Vicentina, já esta com o roteiro do Filme da Cidade pronto para a Filmagem que deverá acontecer ainda neste mês de Julho. Segundo Gerson, ele passou 15 dias no Rio de Janeiro, fazendo treinamentos e realizando a elaboração do roteiro, em conjunto com os melhores professores de artes visual do País.  O Projeto REVELANDO OS BRASIS, que é coordenado pelo Instituto Marlin Azul, através das Professoras Beatriz Lindenberg e Lucia Caus e também a Secretaria do Áudio Visual do Ministério da Cultura, Sra. Bete Jaguaribe, que levaram para ministrar as aulas professores em sua maioria da UFERJ, (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

 

O Instituto Marlin Azul é atualmente um dos maiores parceiros do Ministério da Cultura na área de Áudio Visual, com este projeto Revelando os Brasis II, audacioso, o Instituto espera conseguir e ate mesmo superar o sucesso do que foi o Revelando os Brasis I, acontecido em 2004, envolvendo 40 Municípios, de 22 Estados brasileiros, com participantes de Municípios das mais diferentes regiões do Pais, e com historias de todos os gêneros possíveis, sendo 20 historias de Ficção e 20 Documentários.Mato Grosso do Sul, esta representado neste projeto apenas com uma cidade, Vicentina.

 

Todos estes trabalhos foram realizados nas dependências do Canal Futura, aonde funciona a Fundação Roberto Marinho, sob o comando do Coordenador Artístico do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.Os  momentos mais marcantes do Curso foram as palestras dos Cineastas, Nelson P. dos Santos, um dos melhores do Pais, que também é membro da Academia Brasileira de Letras e de Orlando Sena, Diretor de Cinema, Roteirista e Cineasta Brasileiro, que falaram aos presentes da importância de ser um Cineasta e quais os pontos básicos para tal.

 

Outro ponto positivo da estada destes novos Cineastas no Rio de Janeiro foi o que lhes foram apresentados com referencia ao próprio Rio de Janeiro, segundo Gerson Pereira, “nós aqui a distancia só conhecemos o que mostra a mídia, que muitas vezes só interessam a eles mostrarem o lado Podre das grandes Cidades, pois é só assim que eles obtém os índices mais altos no Ibope, de audiências, em assim sendo geralmente o lado mais importante e bonito das matérias não são mostrados, infelizmente”.
 
 
 
 
Fátima News