12 de julho de 2006 - 09:33

Corinthians enfrenta o Cruzeiro na volta do Brasileirão

Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 20h45m, no Mineirão, em situações completamente distintas na retomada do Brasileirão, paralisado durante a Copa do Mundo. No passado, o clássico decidiu a temporada de 98. No entanto, o presente leva ingredientes opostos para o campo. Enquanto o Timão, muito desfalcado e sob intensa pressão, busca uma reação no campeonato, a Raposa quer assegurar a ponta da tabela.

Campeão do ano passado, o Alvinegro só tem dado tristeza à Fiel em 2006. Com minguados nove pontos, está na zona da morte (18ª posição), ameaçado pelo rebaixamento e com a torcida na sua cola. Para complicar, o clube não vence desde 21 de maio, quando bateu o Vasco, no Rio, por 4 a 2. Na seqüência, a equipe colecionou quatro derrotas para Internacional (1 a 0), Santos (2 a 0), Goiás (1 a 0) e Flamengo (2 a 0).

O time mineiro, por sua vez, curte uma situação bem mais confortável: com 21 pontos, é líder do torneio e carrega o rótulo de favorito desde o início do ano.

O Corinthians também não tem achado o caminho do gol adversário. Isso tem sido um fardo e tanto, pois quando entrarem no Mineirão, os corintianos estarão completando 52 dias sem balançar as redes. São 360 minutos sem dar essa alegria à sua legião de fãs.

Não bastasse tudo isso, o Timão está desfigurado. São 11 desfalques, ou seja, uma equipe inteirinha. O técnico Geninho não pode contar com Tevez, Mascherano e Ricardinho, que disputaram o Mundial; Marcus Vinícius, Sebá e Eduardo Ratinho, suspensos; Marcelo Mattos, Marcelinho Carioca, Edson e Coelho, contundidos; e Paulo Almeida, impedido de jogar até agosto por conta da legislação em vigor.

Esse quadro forçou Geninho a costurar a equipe e até a mudar o esquema tático, que passa do tradicional 4-4-2 para o 3-5-2. O treinador improvisará o volante Rosinei na ala direita. Na zaga, promove a estréia do defensor André Leone, contratado justamente ao Cruzeiro. Carlos Alberto e Roger farão os papéis de cérebros em campo, tentando alimentar os atacantes Rafael Moura e Nilmar.

No Cruzeiro, está confirmada a presença do artilheiro da temporada, Wagner, com oito gols. O técnico Paulo César (PC) Gusmão sofreu três baixas. Na defesa, não jogam Teco e Luizão. Na frente, o desfalque é Élber.

CRUZEIRO X CORINTHIANS
Data: 12/07/06
Hora: 20h45m
Local: estádio Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-RJ), auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Edu Dracena, Thiago Heleno e Júlio César; Jonílson, Leandro Bomfim, Martinez e Wagner; Gil e Alecsandro
Técnico: Paulo César Gusmão

CORINTHIANS
Silvio Luiz; Wescley, André Leone e Betão; Rosinei, Bruno Octávio, Carlos Alberto, Roger e Gustavo Nery; Rafael Moura e Nilmar
Técnico: Geninho.

 

 

RMT Online