26 de agosto de 2004 - 16:32

Brasil perde ouro para os EUA no futebol feminino

Deu a lógica. Nesta quinta-feira, a seleção brasileira feminina de futebol caiu diante dos EUA, mais tradicional equipe do futebol feminino, por 2 a 1, na prorrogação, depois de ter arrancado um empate por 1 a 1 no tempo normal da final dos Jogos Olímpicos de Atenas. Com isso, a equipe viu escapar a chance de conquistar o primeiro ouro da história no esporte mais popular do pais, desbancando o time masculino, que já fracassou em dez edições.

A norte-americana Tarpley marcou o primeiro gol do jogo, aos 39min do primeiro tempo. O empate veio com Pretinha, aos 31min da segunda etapa. Na segunda parte do tempo extra, aos 7min, Wambach recolocou os EUA em vantagem e acabou com o sonho brasileiro.

As norte-americanas, tidas como mestras pelas brasileiras, conquistaram assim seu segundo ouro em três edições --o futebol feminino foi incluído no programa em Atlanta-1996. Apesar do revés, a prata representou o melhor resultado da equipe feminina do Brasil na história. Melhor ainda se for considerado que o time nacional contabiliza nada menos do que 12 jogadoras desempregadas.

Em Atlanta-96 e Sydney-2000, o Brasil caiu nas semifinais. Em seguida, perdeu as disputas de terceiro lugar em ambas as oportunidades e ficou sem medalha.

Enquanto as norte-americanas comemoraram a retomada da hegemonia no esporte --perdida após cair diante da Noruega na decisão de Sydney-00--, as meninas do Brasil se contentaram com a campanha da equipe. Elas só perderam duas partidas no torneio, ambas para os EUA (uma delas na primeira fase, por 2 a 0).

Com o tropeço desta quinta, o Brasil viu os EUA ampliarem o abismo que há entre as duas seleções no retrospecto dos confrontos. Agora são 22 jogos, com apenas uma vitória brasileira --conquistada em 1997, em um amistoso.

Assim como o time feminino, os homens do Brasil, apesar de não terem conseguido nenhum ouro, já "bateram na trave". Em Los Angeles-1984 e em Seul-1988, o time masculino também ficou com a prata. Para Atenas, a equipe não se classificou.
 
Folha Online