11 de julho de 2006 - 15:06

Projeto de aleitamento materno em MS é reconhecido no País

O Estado de Mato Grosso do Sul foi escolhido para ser homenageado no dia 1º de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 7/08), em virtude das ações que tem desenvolvido em prol do aleitamento. Os trabalhos de maior destaque foram os projetos destinados aos povos indígenas, como o material educativo nas línguas guarani, kadiwéu e terena, além do material inédito em Libras (Língua Brasileira de Sinais), linguagem utilizada pelos surdos-mudos.

Para o secretário de Estado de Saúde Matias Gonsales Soares, “é uma honra para Mato Grosso do Sul conseguir esse destaque nacional, no aleitamento materno. É o resultado de trabalho árduo desenvolvido pela secretaria, através da equipe técnica e coordenadores que, com competência e dedicação, fez com que esse setor alcançasse os resultados almejados. A homenagem é parte do reconhecimento desse trabalho, capaz de salvar tantas vidas”.

Este trabalho, em forma de cartilha desenvolvida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) é parte da estruturação do sistema de aleitamento materno, desenvolvido em Mato Grosso do Sul, que vai ser lançado oficialmente no IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam), de 3 a 6 de setembro, no dia 4 de setembro em Porto Alegre (RS), com apresentação da oficina Amamentação em Libras, como projeto-piloto no País. O tema escolhido pelo Enam em 2006 foi Aleitamento Materno: conquistando saúde, protegendo a vida.
 
 
 
APn