11 de julho de 2006 - 07:09

Ministério bloqueia 50 mil cadastros do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou nesta segunda-feira o bloqueio de 50 mil cadastros do Bolsa Família para investigar a suspeita de duplicidade para atingir a meta de 11,1 milhões de famílias atendidas.

Após cruzamentos de dados, o MDS encontrou 50 mil suspeitas de duplicidade na folha de pagamento de junho. As informações estão sendo checadas e seus resultados podem confirmar duplicidades, com cancelamento de benefícios no fim de julho, ou podem indicar a ocorrência de homônimos.

Desde 2004, o ministério adota processos de rotina para identificação de duplicidades e medidas de controle do programa. Estas rotinas levaram a cancelamentos de 562.351 benefícios no Bolsa Família, em função de duplicidades, mudança na situação sócio-econômica das famílias, saída voluntária, entre outros motivos.

Segundo o MDS, casos de duplicidades ocorrem devido a falhas no fornecimento de informações no cadastramento das famílias, em especial nos cadastros dos programas remanescentes, como Bolsa Escola e Auxílio Gás, que estão sendo unificados no Bolsa Família.

Depois do processo de atualização cadastral, realizado entre setembro de 2005 e março de 2006, foram cancelados 974.120 benefícios do Bolsa Escola e 1.634.268 benefícios do Auxílio Gás.

 

Conjuntura Online