10 de julho de 2006 - 11:03

Fifa nega uso de imagens na expulsão de Zidane

Apesar de toda a polêmica criada pela possibilidade de as imagens da final entre França e Itália terem auxiliado o árbitro argentino Horácio Elizondo na expulsão do meia Zinedine Zidane, a Fifa negou, nesta segunda-feira, que o replay do lance em que o francês agride o zagueiro Materazzi tenha influenciado a decisão do árbitro.

"Definitivamente, não utilizamos imagens de vídeo", disse o porta-voz da Fifa Andreas Herren à rede britânica BBC.

Após a cabeçada de Zidane em Materazzi, o árbitro demorou a expulsar o francês e, apenas após consultar o auxiliar na lateral do campo, deu o cartão vermelho ao francês.

Houve informações de que o quarto árbitro, o espanhol Luis Medina Cantalejo, teria assistido à agressão pelo vídeo e comunicado o fato ao bandeirinha.

Cantalejo foi o árbitro que marcou o pênalti duvidoso para a Itália, no último minuto da partida contra a Austrália nas oitavas-de-final.

Na ocasião, Totti converteu a cobrança, os italianos venceram por 1 a 0 e seguiram na competição.

Herren, entretanto, alegou que o quarto árbitro viu a agressão, sem o auxílio de imagens, e comunicou o ocorrido a Elizondo.

"Ele (Elizondo) me disse que o quarto árbitro viu a agressão e o avisou a respeito pelo fone de ouvido", afirmou o porta-voz.

Sobre a demora para expulsar Zidane, o porta-voz da Fifa disse que o árbitro estava esperando para deixar a situação em campo ficar mais calma.

"Parece que o árbitro esperou a situação ficar mais tranqüila e demorou um pouco para agir", disse. Herren ainda afirmou que a punição a Zidane pela agressão será decidida pelo Comitê Disciplinar da Fifa.

 

 

Terra Redação