10 de julho de 2006 - 10:36

Hospital de Ivinhema mantém horta própria

O Hospital Municipal “Reinaldo Massi”, no município de Ivinhema, vem dando exemplo no que se refere à economia nos gastos públicos, e ainda oferecendo alimentação de qualidade aos pacientes e funcionários. Há pouco mais de um ano o HM vem mantendo uma horta com o cultivo de 12 produtos de forma orgânica.
O diretor do HM, João Escarmanhani, o popular João Tortinho, disse que com a horta a Prefeitura de Ivinhema está deixando de gastar com a compra de legumes, verduras e até frutas. A horta do HM hoje está cultivando beterraba, couve, repolho, cenoura, coentro, cebolinha, almeirão, alface de duas qualidades e até mamão e banana.
João Tortinho explicou que antes o local era um espaço ocioso e de matagal. Ao assumir a direção do HM, ele aproveitou um funcionário do próprio estabelecimento de saúde e começou a desenvolver a horta. Após isso, reativou um poço artesiano, que fornece água não somente para a horta, mas também para todo o hospital.
“Nós apenas aproveitamos um espaço que estava abandonado, mas também um funcionário que estava à disposição e um poço com bom fornecimento de água. Depois começamos a produzir produtos orgânicos que servem não só os pacientes, mas também os funcionários. Com certeza é uma economia com produtos de qualidade”, disse João.
Toda a alimentação do Hospital Municipal, no que se refere à sopa e saladas, é a horta que está fornecendo. São legumes e verduras produzidos sem qualquer tipo de agrotóxico. Além disso, o local que antes estava abandonado, hoje ainda se tornou um lugar bonito e mais higiênico do ponto de vista da utilização.
João Tortinho informou que ainda pretende ampliar o espaço da horta, cultivando novas variedades. O objetivo, segundo ele, é oferecer um cardápio ainda melhor aos pacientes e funcionários. “Além da economia, também trabalhamos com a questão qualidade, que é imprescindível em um hospital”.
Com o poço artesiano, a Prefeitura de Ivinhema também deixou de pagar pela conta de água. Antes, somente o Hospital Municipal gastava em torno de 150 mil litros de água. Hoje, o poço está abastecendo toda a unidade hospitalar e a horta. A deputada estadual Celina Jallad esteve recentemente em Ivinhema e visitou a horta.
O prefeito Renato Câmara disse que sua administração está priorizando a saúde justamente porque é um grande anseio popular. Ele entende que praticamente a totalidade dos municípios do País padece na questão saúde, o que não é diferente em Ivinhema. “No entanto, aos poucos estamos avançando para melhor”.
Recentemente o prefeito Renato Câmara inaugurou o Posto de Saúde Familiar (PSF) do bairro Guiray, reformou o Hospital Municipal, o adequou com um Raio-X de 500 mA e contratou uma série de especialistas. Com isso, os ivinhemenses não precisam mais sair do município para procurar consulta em outras cidades.
 
 
Diário MS