8 de julho de 2006 - 08:38

Nos estados, PMDB apóia partidos de Lula e Alckmin

O apoio do maior partido do país aos candidatos presidenciais deve variar de acordo com cada estado. Dono da maior bancada do Congresso Nacional e com o maior número de governadores, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) fez coligações estaduais tanto com legendas que apóiam a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva quanto com as que apóiam a candidatura de oposição, de Geraldo Alckmin.

Em 13 unidades da federação, o PMDB fechou coligações com o Partido da Frente Liberal (PFL) ou Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – que formam a chapa de Alckmin. Em cinco estados, o PMDB apóia ou é apoiado por candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT). É o caso do petista Nilmário Miranda, apoiado pelo PMDB para o Palácio da Liberdade, em Minas Gerais. Ou do peemedebista José Maranhão, apoiado pelo PT para o governo da Paraíba.

Em oito estados, o PMDB forma cabeça de chapa com PFL ou PSDB, de Alckmin. É o caso do Paraná, onde o governador Roberto Requião (PMDB) é candidato à reeleição com o vice tucano Hermes Brandão. Ou de Rondônia, onde Amir Lando (PMDB) que já foi ministro da Previdência no governo Lula terá como vice o tucano Amilton Casara.
 
 
 
 
Conjuntura Online